O Luxo de conectar-se consigo mesmo

  • Por

Uma conexão profunda com a sua essência é um dos sentimentos mais luxuosos que podemos ter. Para atingir isso, a marca Ekos da @Naturabroficial é perfeita. Venha saber mais sobre como isso acontece!

Por: @BelaHachi

Conectar-se consigo mesmo é um luxo  ao qual muitas pessoas não têm acesso, seja por um momento no dia ou um dia da semana. Um dos períodos mais propícios para esse cuidado é aquele que entramos em contato com nosso corpo. Isso pode acontecer no banho ou após esse, ao aplicarmos uma loção e sentirmos que estamos nos cuidando, ganhando conhecimento de toda a nossa extensão e tendo um tempinho um a um com ninguém menos que você. A Ekos é uma ótima aliada para esses momentos; tanto pelos seus produtos, quanto pela sua história e conceitos. 

A @Naturabroficial é uma daquelas marcas que fazem parte da nossa vida, seja através de um cheiro que nos lembra alguém querido, um presente que amamos receber ou simplesmente por oferecer produtos que a gente sabe que pode confiar. Com certeza, uma das companhias brasileiras que mais levanta a bandeira do nosso país e mostra tudo que o que o Brasil tem a oferecer para o mundo dos cosméticos. Por essas e outras razões, eu aplaudo a Natura de pé.

Dentre tantas linhas que compõem a Natura, uma em especial conquistou o meu coração e de toda a equipe RB, a Ekos. Existente há 18 anos, a linha Ekos foi responsável por inovar no mercado brasileiro, Quer saber como? Bom, tudo começa com o fato de que a Natura trouxe um modelo de negócios sustentável,  com um cuidado para que todos os envolvidos no processo de produção sejam beneficiados - desde a floresta, até a comunidade que fornece os ingredientes, passando pelo consumidor até chegar na empresa. São princípios como a sustentabilidade e a preocupação com todos que diferenciam o trabalho da Natura Ekos de diversas outras marcas.

Agora vamos nos aprofundar nessa história. Em 1999, a Natura tomou a decisão de buscar a matéria-prima utilizada em seus produtos diretamente da fonte. Ou seja, entrando em contato com as pequenas comunidades tradicionais e extrativistas. Em 2000, a sub-marca Ekos foi lançada e inaugurou um relacionamento com as comunidades e cooperativas extrativistas de insumos naturais espalhadas pela Amazônia. O relacionamento criado entre a empresa e as famílias que ajudam na construção dessa marca vai além da extração. Existe uma troca de valores e sabedorias, diálogo e aprendizado, que garantem que todos os produtos sejam utilizados da melhor forma possível e contribuam para que essas populações consigam se manter - juntamente com seu conhecimento - em seus locais de origem, gerando renda, manutenção e cuidado com a floresta. 

Hoje, a Natura conta com 34 comunidades de relacionamentos, que reúnem 5,3 mil famílias. 30 comunidades dessas são fornecedoras dos ativos da biodiversidade brasileira que constitui a base tecnológica dos produtos. Para escolher essas comunidades, os critérios básicos foram: grupos constituídos por agricultores agroextrativistas com base econômica familiar, comunidades socialmente organizadas em cooperativas ou associações que tenham experiência no fornecimento de ativos ou interesse em desenvolver o fornecimento, comunidades que possuem valores de conservação ambiental em suas práticas. Cerca de 20% dos insumos utilizados pela Natura  são originários da Amazônia.

Abordando o panorama da marca, em 2011 foi apresentado o Programa Amazônia, com objetivos de ampliar a presença da região, buscar novas propostas de desenvolvimento sustentável e incentivar ciência, tecnologia, inovação e fortalecimento de diversos fatores locais. Essa é mais uma prova da relação de carinho que toda a empresa mostra com a natureza e biodiversidade brasileira - cada vez mais ameaçadas. 

O processo de colheita desses ingredientes respeita muito a cadeia de cada bioativo. Para ficar mais claro, vamos utilizar o Patauá como exemplo. O fruto vem de uma das maiores palmeiras da Amazônia, o Patauazeiro, e tem seu óleo extraído para fins medicinais e cosméticos. Os frutos maduros são cuidadosamente recolhidos e enviados para a fábrica dentro de dois dias - se não, são armazenados no escuro e congelado de -12 a -18°C até serem enviados. Esse então é despolpado a seco, seguido de secagem à vácuo - o que evita que o bioativo se perca durante o processo. A polpa seca é prensada a frio, o que gera o óleo, e em seguida é filtrado e armazenado em bombonas escuras para que todos os compostos sejam preservados.

Cada ingrediente e bioativo tem uma cadeia de colheita e um processo único e específico, garantindo que todas as etapas da realização possam ser feitas de maneira sustentável e de boa qualidade. 

Ao trazer esses frutos para seus produtos, a Natura acabou chamando atenção para diversos bioativos que estavam sofrendo com o aumento do desmatamento - como o próprio Patauá. Assim, a valorização da floresta em pé e das espécies acontece e um novo uso é atribuído para aquele produto, o que faz com que rendas possam ser geradas à extrativistas e com que haja uma alternativa ao desmatamento. 

A Ekos atualmente é composta por 10 linhas, cada uma explorando ao máximo seu bioativo principal para oferecer os melhores benefícios.

Açaí - Revitalizante. Benéfico para a maciez da pele, além de auxiliar com o aspecto saudável que tanto amamos.

Andiroba - O óleo é responsável por equilibrar os mecanismos de defesa da pele, auxiliando em sua restauração.

Buriti - Possui Betacaroteno, um poderoso antioxidante e protege contra os efeitos nocivos do sol.

Castanha - Responsável por hidratar profundamente a

pele.

Cumaru - O fruto conhecido como “baunilha da Amazônia” garante um aroma único e delicado.

Maracujá - O seu poder de acalmar é trazido para a hidratação da pele.

Murumuru - A manteiga desse é indicada para a reconstrução do cabelo por preencher as fibras capilares.

Patauá - Responsável por acelerar o crescimento dos fios e deixá-los mais fortes.

Pitanga - O aroma tropical é responsável pela perfumação refrescante.

Ucuuba - Estimulante da produção do colágeno e elastina.

Assim como eu citei no começo do texto, a Ekos conquistou toda a equipe da RB, não só pelos seus princípios e modelo de trabalho, mas pelas experiências incríveis e únicas que vivemos ao utilizarmos os produtos. É impossível não se sentir conectado à natureza e ao seu interior. A mistura de fragrâncias, texturas e toques realmente te transporta para uma atmosfera calma e exclusivamente sua. 

Não há dúvida nenhuma que experimentamos e compartilhamos com nossos amigos e familiares todas essas linhas e, como já é de se esperar, temos algumas coisas a dizer sobre elas. Infelizmente não tem como falarmos de todo os produtos de todas as linhas - bem que eu amaria - então vamos selecionar alguns que realmente fizeram nosso coração pular uma batida.

 

Óleo concentrado da linha Andiroba

Óleos concentrados sempre me assustaram, eu não sou muito boa em acertar a quantidade de produto que deve ser aplicado ou em saber fazer muitas combinações entre eles, mas esse óleo com certeza foi uma descoberta na minha vida - e na de todos que usaram. Ele pode ser aplicado sozinho, em pequenas quantidades, ou misturado em algum outro produto para potencializar seu efeito. Em áreas que a pele estava muito ressecada, como cotovelos e joelhos, aplicá-lo puro é perfeito, o efeito que ele traz para a pele é inacreditável, quase como se uma película fosse criada na área - o que resulta em uma derme muito mais viscosa e hidratada. A sua rápida absorção é um grande ponto positivo para quem não gosta de nenhuma textura pegajosa ou molhada. Uma dica que o @ReneBarros27 Diretor de Redação trouxe para quem está com os pés muito ressecados é: aplique o óleo concentrado nos pés e então misture um pouco desse com o Gel para pés e pernas cansadas da mesma linha, coloque uma meia e durma. 1 semana desse ritual e a aparência dos seus pés realmente terá ido mudado da água para o vinho.

 

Óleo trifásico

Agora vamos falar um pouco sobre o óleo trifásico, este está presente em diversas linhas da Ekos, mas eu tive uma quedinha pelo de Andiroba. Durante o banho você agita bem o frasco para as fases ficarem homogêneas e então você passa ele no corpo - imediatamente o aroma toma conta do banheiro inteiro. Eu gosto de deixar ele agir por um tempinho, massagear o meu corpo e ter um momento meu, mas se você for fazer isso não esqueça de desligar o chuveiro para não ficar gastando água! Assim que você retirá-lo, já é possível sentir a pele hidratada em um ponto que quando você sai do banho, não é necessário passar nenhum tipo de loção. O cheiro realmente fica na pele, calor, suor, nada interfere no aroma que dura o dia inteiro - se isso é um ponto negativo para você, tente o óleo trifásico da linha Cumaru, que vai oferecer a mesma hidratação mas sem um odor tão duradouro. Outro produto que ganha muitas estrelas pela rápida absorção! 

 

Néctar hidratante para mãos de Maracujá

Aqui vamos contar uma história pessoal para que todo mundo realmente consiga entender o quão maravilhoso esse produto é. Nosso Diretor de Redação recentemente mudou de casa, o que significa fazer aquela limpeza antes de se mudar, certo? Imaginem uma mão realmente desidratada, precisando de uma salvação, é aí que o Néctar Hidratante entrou. Foi necessário usar uma vez por dia durante a noite e, em um mês, toda a mão estava restaurada, não era um foco apenas na hidratação, mas em um cuidado com a derme, tratando-a por inteira- sem deixar textura pegajosa. Uma dica é aplicá-lo nas cutículas para deixá-las mais finas! 

 

Shampoo de Patauá

Foi necessário uma lavada, apenas uma, para o brilho e o aroma do meu cabelo mudarem completamente. Com certeza, um produto muito bom para limpar os fios e deixar uma sensação de frescor. Agora, para realmente potencializar o poder do Shampoo, juntá-lo em um combo com a máscara hidratante de Patauá vai mudar o visual do seu cabelo para sempre. Quando aliamos todo o brilho que o primeiro dá com a forte hidratação desde a primeira passada da máscara, é impossível não deixar o queixo cair. O que eu gosto de fazer quando aplico a máscara é deixá-la por uns 25 minutos no cabelo e depois finalizar tudo com um condicionador, para garantir que todas cutículas do fio sejam fechadas e segurem a hidratação maravilhosa que a máscara proporcionou.

 

Esses são apenas alguns dos produtos incríveis da Ekos. Se tem algo que posso afirmar é que ao comprar, além de adquirirmos o que nos é prometido na embalagem, nós experienciamos algo que vai além. São produtos sem gênero, idade ou restrição, que realmente cuidam de você mas sem deixar nenhuma sensação indesejável, resultando em uma aparência incrível para sua pele e cabelo e oferecendo um momento único e precioso que poucos sabem proporcionar como a Natura.